Teologia pública e responsabilidade política

Heinrich Bedford-Strohm

Resumo


O texto aponta a necessidade de se saber como as igrejas podem participar do debate público atualmente reclamado por muitos. Espelha-se na Declaração de Barmen da Igreja Confessante, reverenciando a ética e a ação pública da teologia em Dietrich Bonhoeffer. Indica que a teologia pública nasce com a tentativa de oferecer orientação em questões sociais básicas e no discurso numa sociedade pluralista. Descreve a história do termo teologia pública nos Estados Unidos, na Alemanha, na África do Sul e em outras sociedades em transformação como o Brasil. Aponta a Rede Global de Teologia Pública como o principal fórum no qual atuam conjuntamente institutos de todo o mundo na elaboração continuada desta teologia capaz de combinar um claro perfi l teológico com uma linguagem compreensível para o ambiente público e para discursos seculares. Aponta as pretensões da teologia pública e sua crítica profética. Acentua o ecumênico como conexão necessária desta teologia e indica seis características que defi nem seu conteúdo: perfil bíblico-teológico, discurso em dupla linguagem, interdisciplinaridade, competência para aconselhamento político, qualidade profética e intercontextualidade. Busca em Martim Lutero e Felipe Melanchthon o fundamento válido nestes tempos de globalização para o reconhecimento da força moldadora da fé cristã na política e na economia. Especifica quatro dimensões da teologia pública da igreja: pastoral, discursiva, de aconselhamento político e profética, esta irrenunciável, diante de sua fundamentação bíblica. E conclui que o caminho a ser percorrido pela teologia pública vai da cátedra ao púlpito e continua em direção às prefeituras, aos parlamentos, aos centros administrativos.

Palavras-chave


teologia pública; responsabilidade social da igreja; religião e política; Dietrich Bonhoeffer

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DOI: http://dx.doi.org/10.22351/et.v54i1.1068

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