Paulo Freire: uma leitura a partir da educação cristã

Danilo R. Streck

Resumo


O artigo procura analisar aspectos da teoria de Paulo Freire com vistas à tarefa educativa da Igreja. Destaca, em primeiro lugar, como a pedagogia e a teologia latino-americanas surgem juntas na luta do povo e aponta para a relação fecunda que se estabelece entre as duas áreas. A contribuição de Paulo Freire é analisada especialmente a partir de sua noção do ato de conhecer como processo dinâmico e criativo.

Palavras-chave


Paulo Freire; Educação cristã

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.22351/et.v31i3.1009

Direitos autorais




Este periódico está indexado no Portal do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER/IBICT), no Latindex (Sistema Regional de Informação em Linha para Revistas Científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal), na ATLA Religion Database, publicado pela American Theological Library Association, Chicago, Illinois, EUA, no Portal de Periódicos da CAPES, no Sumários.org, no DOAJ (Directory of Open Access Journals), na Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico - REDIB (Plataforma Open Access de Revistas Científicas Eletrónicas Españolas y Latinoamericanas), Google Acadêmico e no Catálogo da Biblioteca da Faculdades EST. Cadastrado no Diadorim, diretório de políticas das revistas científicas brasileiras sobre o acesso aberto aos artigos por meio de repositórios institucionais.

      

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

 ISSN 0101-3130 (impresso) ISSN 2237-6461 (eletrônico)


Rua Amadeo Rossi, 467
Morro do Espelho - São Leopoldo - RS - Brasil
CEP 93.030-220 - Tel.: +55 51 2111 1400