Por uma hermenêutica da palavra cantada: inspiração divina ou expiração humana? A experiência da Igreja Presbiteriana Independente de Botucatu.
Resumo
Há algum tempo a igreja cristã em geral vem experimentando rápidas mudanças em sua forma de culto público como um todo. Novas tecnologias, novas linguagens artísticas e novas mídias são utilizadas amplamente, e de forma confortável, dentro do ambiente de culto que denomino neste contexto como liturgia. Essas mudanças parecem não ser transitórias ou mesmo experimentais. Ao contrário, demonstram que vieram para ficar e mudar definitivamente a estrutura e organização daquilo que chamamos de liturgia, delineando novas formas de pensar o culto, seus elementos, a vida comunitária e a forma de se comunicar da própria Igreja. Este texto pretende uma breve reflexão sobre possibilidades hermenêuticas da palavra cantada a partir da experiência da Igreja Presbiteriana Independente de Botucatu.
Palavras-chave
Liturgia; Música; Calvinismo; Hermenêutica
Texto completo:
PDF (Português)ISSN 2238-8516
Tear Online de http://www.est.edu.br/periodicos/index.php/tear é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
Rua Amadeo Rossi, 467
Morro do Espelho - São Leopoldo - RS - Brasil
CEP 93.030-220 - Tel.: +55 51 2111 1400