Música Popular de Deus - “Um diálogo entre a MPB e a Bíblia Sagrada”: Um projeto da Igreja Presbiteriana Unida de Itapagipe em Salvador-Bahia

Clariezer Araujo dos Santos

Resumo


O texto é parte do projeto MpD - música popular de Deus. Nele há um breve relato de como foi a elaboração do projeto e como se deu o diálogo entre a MPB - Música Popular Brasileira e a Bíblia Sagrada. O objetivo é entender como a música popular brasileira dialoga com a Bíblia Sagrada, e a partir daí por meio de leituras e análises de textos bíblicos e da canção popular, identificar as correlações possíveis entre ambos. Valorizá-los e transmiti-los por meio da mensagem narrada e cantada. Buscando entender as expressões de Deus presentes nas canções, assim como tentar mostrar situações em que as canções populares se apresentam como música popular de Deus. Mostra a teologia que atravessa as canções de compositores/as e cantores/as brasileiros/as e a religiosidade popular como expressão autêntica de vidas norteadas pela fé, a atitude do ser humano com os sentimentos e a realização pessoal do encontro com  Deus que se apresenta de maneiras diferentes nos momentos alegres e ou tristes da vida.


Palavras-chave


Liturgia; Música Popular; Bíblia

Texto completo:

PDF


ISSN 2238-8516

Licença Creative Commons
Tear Online de http://www.est.edu.br/periodicos/index.php/tear é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.

 


Rua Amadeo Rossi, 467
Morro do Espelho - São Leopoldo - RS - Brasil
CEP 93.030-220 - Tel.: +55 51 2111 1400