Teologia-musical: uma análise da influência da hipermodernidade nas canções entoadas na IECLB

Dieison Gross Ferreira

Resumo


Este artigo aborda conceitos da hipermodernidade em conexão com as músicas entoadas nos cultos, partindo do pressuposto de que as músicas contemporâneas, cantadas nas comunidades da IECLB, tem sofrido grande influência do individualismo, egoísmo e satisfação própria característicos deste tempo hodierno. Por meio de uma exploração bibliográfica, o texto apresenta os aspectos centrais dos conceitos de hipermodernidade, música, e letra cristã. O texto se concentra em uma análise da capacidade criativa e intencional do ser humano bem como conceitos importantes para uma definição de música teologicamente coerente. O artigo conclui que todas as canções têm uma determinada teologia e, por esta razão, aqueles que têm o "poder" de escolhê-las tem também a responsabilidade de organizar suas escolhas de forma a ensinar uma teologia coerentemente cristã.


Palavras-chave


Hipermodernidade; Teologia-musical; IECLB; Criatividade; Música

Texto completo:

PDF (Português)


ISSN 2238-8516

Licença Creative Commons
Tear Online de http://www.est.edu.br/periodicos/index.php/tear é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.

 


Rua Amadeo Rossi, 467
Morro do Espelho - São Leopoldo - RS - Brasil
CEP 93.030-220 - Tel.: +55 51 2111 1400