O DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NA ELABORAÇÃO DO DOCUMENTO CURRICULAR DE ENSINO RELIGIOSO DO ESPÍRITO SANTO

Valéria Gon Zortéa, Érica Rezende Perini, Helenice Maria Barcellos Bergmann

Resumo


O presente artigo tem por finalidade explanar como as competências socioemocionais foram contempladas no Currículo do Espírito Santo, na área de conhecimento Ensino Religioso. Buscamos narrar acerca da importância de tais competências para a vida escolar dos estudantes. Para tanto, consideramos os temas integradores apontados no Documento Curricular, bem como a relevância de considerar a formação integral dos alunos, sobretudo a partir da religiosidade e do respeito às diferenças. Prospectamos essa questão, com intento de aventar possibilidades para que haja a integração do Ensino Religioso com outras aprendizagens no contexto escolar. Foi possível compreender que o Ensino Religioso, quando trabalhado como preconizam os marcos legais da educação - de forma não confessional, e atrelado às competências socioemocionais, pode contribuir com a formação do caráter dos alunos, considerando-os como sujeitos de aprendizagem, possuidores de direitos e de deveres, uma vez que trata, diretamente, de valores religiosos e humanos.

Palavras-chave


Ensino Religioso; Competências Socioemocionais; Currículo; Formação Integral.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22351/nepp.v46i1.4089

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