INTOLERÂNCIA RELIGIOSA E VIOLÊNCIA FRENTE ÀS PRÁTICAS EDUCACIONAIS

Josiane Nascimento da Silva Eleoterio

Resumo


Artigo científico que tem como objetivo geral descrever sobre a intolerância religiosa enquanto violência no cotidiano escolar frente às práticas educacionais. Apresenta como fundamentação conceitos de intolerância, tolerância, violência relacional, diversidade religiosa, direitos humanos e liberdade religiosa, tendo em vista às práticas educacionais nos anos iniciais do ensino fundamental, na rede pública municipal de Vila Velha – ES. Responde às questões problema: A intolerância religiosa pode ser considerada uma violência? Como se dá o enfrentamento da intolerância religiosa na escola? Nessa busca, recorreu à pesquisa bibliográfica enquanto metodologia. Conclui-se que o reconhecimento dos/das alunos/as como sujeito de direitos é essencial para a manifestação da religiosidade, mantendo a garantia de exercício da cidadania. Que a instituição escolar deve ser um espaço laico, mas mantendo o respeito à cidadania e ao direito de manifestação religiosa. Que a intolerância é considerada uma violência social a ser enfrentada por meio do diálogo e conhecimento.

Palavras-chave


Tolerância Religiosa; Violência; Direitos Humanos.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22351/nepp.v46i1.3985

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