Ensino Religioso na educação brasileira e os marcos legais: prerrogativas e impasses

Sandra Célia C. G. da Silva, Ivonete Barreto de Amorim, Sueli Mota R. de Souza

Resumo


O presente artigo tem por objetivo apresentar o tema proposto pautado numa concepção interdisciplinar, explicitando algumas questões acerca do ensino religioso na educação brasileira, referendados nos marcos legais que discutem preconceitos, prerrogativas e impasses sobre essa temática que na atualidade se apresenta como questão decisória no rumo para escolas públicas no que concerne ao ensino religioso. Tendo como aporte  metodológico a revisão de literatura, os marcos legais que subsidiam a legislação brasileira e a proposição apresentada pelo Fórum Nacional Permanente de Ensino Religioso (FONAPER) conclui-se que o  Ensino Religioso na educação brasileira, com todas as suas prerrogativas e impasses ainda é motivo de muitas discussões e controvérsias. A permanência da disciplina no currículo acentua ainda mais esta polêmica e referenda toda a tessitura da discussão exposta neste estudo e deixa um chamado para novas reflexões.


Palavras-chave


Ensino Religioso; Educação Brasileira; Marcos Legais

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DOI: http://dx.doi.org/10.22351/nepp.v44i2.3710

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