διδαχὴ ϰαινὴ ϰατ᾽ ἐξουσίαν: análise redacional e traditiva de Marcos 1.21-28

David Pessoa de Lira

Resumo


O presente artigo trata de um estudo exegético do novo ensino de Jesus com base no Evangelho segundo Marcos 1.21-28. Empregar-se o Método Histórico-Comparativo para proceder heuristicamente neste artigo, seguindo os passos deste método: tradução do texto original e as análises textuais, redacionais, traditivas da fraseologia διδαχὴ καινὴ κατ’ ἐξουσίαν. Em Mc, διδαχή não pode ser o ensino enquanto conteúdo pelo simples fato do redator nunca relatar sobre o conteúdo. Em Lc 4.36, λόγος é empregado como διδαχή no sentido de palavra de ordem ou de mandamento, regra, ordem, norma; e regulamentos militares ou disciplina militar. Isso também é confirmado por causa do uso dos verbos ἐπιτάσσω (ordenar) e ὑπαϰούω (obedecer), embora este último não incida em Lc 4.36. Pode-se pressupor que o redator de Mc tenha se apropriado da palavra διδαχή como ensino para justificar a atuação de Jesus como mestre autoritativo, mas a tradição diz respeito à autoridade de Jesus enquanto taumaturgo.


Palavras-chave


Evangelho de Marcos; Jesus como Mestre; διδαχή; Ensino; Novo Testamento

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DOI: http://dx.doi.org/10.22351/nepp.v44i1.3269

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