A fé como um dos elementos no processo de formação de professoras-estudantes do PARFOR

Ivonete Barreto de Amorim, Elaine Pedreira Rabinovich

Resumo


Esta pesquisa explicita seu bojo, algumas reflexões acerca da fé como um dos elementos no processo de formação de professoras-estudantes do PARFOR. A formação de professores no Brasil tem impresso uma marca vincada no currículo e em aspectos cognitivos que reverberam sobre a profissão docente. Sabe-se que a trajetória de formação envolve movimentos dialógicos para além da cognição e do currículo, sobretudo, questões que envolvem a movimentos internos do próprio sujeito. Com efeito, o presente trabalho revela alguns resultados de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de casos múltiplos que adotou a entrevista narrativa e o mapa do self como dispositivos de coleta das informações de dez professoras-estudantes do curso de Pedagogia promovido pelo PARFOR no município de Serrinha-BA. O estudo revelou que a fé consiste em mola impulsionadora do selves de professoras-estudantes durante a formação, sobretudo durante os momentos de apoio e não-apoio vivenciado no processo formativo.

Palavras-chave


Formação no PARFOR; Professoras-estudantes; Fé.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.22351/nepp.v44i2.3243

Direitos autorais 2019 Protestantismo em Revista