Adolescência e ritos de passagem: a partir de uma perspectiva do Ensino Confirmatório e Confirmação

Gisela Isolde Waechter Streck, Ivan Kiper Malacarne

Resumo


O artigo apresenta uma reflexão sobre os ritos de passagem em uma comunidade religiosa, mais especificamente numa comunidade urbana da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB – e quer ver em que medida estes ritos podem auxiliar adolescentes a fazerem a transição da infância para a vida adulta. A compreensão dos ritos de passagem como ritos de separação, de margem e de agregação será o referencial para refletir as possibilidades de adolescentes serem acompanhados/as e orientados/as nesta “travessia”, também em comunidades religiosas, partindo de um estudo de caso numa comunidade de denominação luterana em um centro urbano. Nos dias de hoje – qual é o lugar dos ritos? Qual a importância que se dá aos ritos de passagem, mais especificamente ao Ensino Confirmatório e Confirmação em comunidades luteranas da IECLB? Estes ritos ainda são valorizados pela família e pela comunidade? Na realidade de hoje os ritos de passagem tradicionalmente oferecidos para o público adolescente em comunidades religiosas ainda fazem sentido? Em que medida famílias e lideranças comunitárias (presbitério, ministros e ministras) têm noção do significado que estes ritos de passagem podem ter na vida de adolescentes? 


Palavras-chave


Adolescentes, Ritos de passagem, Religiosidade

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DOI: http://dx.doi.org/10.22351/nepp.v44i1.3190

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