A performance da fé nas celebrações religiosas neopentecostais

Ana Rafaela Sales de Araújo, Bruno Carvalho Meneses

Resumo


O presente artigo discute as formas de atuação do neopentecostalismo no Brasil, enquanto fenômeno midiático. Elegeu-se como objeto de estudo a Igreja Mundial do Poder de Deus e o seu fundador, o Valdemiro Santiago. Aborda-se brevemente a história do neopentecostalismo no Brasil, bem como suas inovações. Dentre essas inovações, verifica-se a necessidade das igrejas em usar a mídia televisiva para a evangelização e o surgimento de novas formas de experiência do sagrado no processo de midiatização da fé. Em seguida, promove-se uma breve análise da Igreja Mundial do Poder de Deus, do apóstolo Valdemiro e de suas performances na mídia. Como conclusão, verifica-se que a sociedade brasileira caminha cada vez mais em direção à novas formas de religiosidade e de contato com o sagrado, e que a mídia foi a mola propulsora responsável pelo desenvolvimento desta nova religiosidade denominada midiática.


Palavras-chave


Neopentecostalismo no Brasil; Televisão na evangelização; Igreja Mundial do Poder de Deus

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DOI: http://dx.doi.org/10.22351/nepp.v43i2.3066

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