Ensino Religioso e diálogo inter-religioso nas escolas públicas: um desafio a ser enfrentado

Elivaldo Serrão Custódio, Remí Klein

Resumo


O presente artigo tem por objetivo discutir sobre o desafio do Ensino Religioso (ER) e o diálogo inter-religioso nas escolas públicas. Apresenta sucintamente conflitos existentes em torno de discussões atuais. Contextualiza a trajetória do ER no decorrer da história, a compreensão do pluralismo religioso e o direito à liberdade religiosa como liberdade de consciência, de crença, de culto. A tolerância nas diferenças bem como a necessidade da alteridade. Aborda as questões sob o novo horizonte do diálogo inter-religioso, diante do pluralismo religioso. Finaliza com questões práticas sobre o ER, nas escolas públicas, visando assegurar o respeito à diversidade cultural religiosa e garantir a integralidade das diferentes tradições religiosas no Brasil. 

Palavras-chave


Ensino Religioso. Diversidade religiosa. Diálogo inter-religioso. Escola pública.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22351/nepp.v36i0.2425

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