A voz profética na canção da Pastoral Popular Luterana (PPL)

Günter Otto Kasinger

Resumo


O presente artigo pesquisa tem por objetivo apresentar uma análise de canções de caráter profético, compostas no contexto do pensamento libertador da PPL – Pastoral Popular Luterana, uma organização de membros e ministros/as da IECLB – Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, que se propõe a incentivar o testemunho e a ação de luteranos/as junto aos movimentos sociais. Inicialmente buscar-se-á expor o que é a PPL, o contexto e época de seu surgimento, ou seja, um breve levantamento de sua trajetória histórica e sua preocupação em relação às causas sociais. Em seguida, apresentar-se-á o pensamento teológico de Paul Tillich no sentido de que a religião não é apenas uma face ou setor da cultura, ou ainda uma “função especial do espírito”, mas sim “substância” da cultura, aquilo que lhe dá conteúdo e vida, em última análise, sentido à cultura. A partir daí, pode-se verificar que nos cancioneiros da PPL não se encontram apenas canções religiosas, mas também canções populares que enfocam temas religiosos a partir de uma concepção engajada e crítica da fé cristã, conforme os quatro tipos de relação entre religião e arte propostas por Tillich. Não por acaso, o título do artigo remete a este aspecto, a dimensão profética dessas canções. Por último, a partir da análise de algumas destas canções, o artigo destaca exemplos dessa mensagem profética contida em seus textos, a preocupação com aspectos políticos e sociais, que levam muitas destas canções a realizarem denúncias, críticas e anúncio da utopia.

Palavras-chave


Pastoral Popular Luterana; canção comunitária; mensagem profética

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DOI: http://dx.doi.org/10.22351/nepp.v33i0.1668

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