O Adolescente marginalizado frente à modernidade líquida
Resumo
O artigo em questão objetiva destacar características dos adolescentes e fazer apontamentos de como eles se tornam marginalizados frente às situações impostas pela modernidade líquida, e como ela influencia o seu comportamento na busca em atender a necessidade que sentem de serem aceitos na sociedade em que estão inseridos. Para tanto, foi utilizada a pesquisa bibliográfica para o levantamento das informações expostas, e o marco teórico foi desenvolvido principalmente através dos estudos do sociólogo Zygmunt Bauman, com base em sua teoria líquida, do teólogo e psicólogo James Fowler, dos psicanalistas Contardo Calligaris e Françoise Dolto, com base em seus estudos sobre as características da fase da adolescência. Os resultados encontrados na produção deste artigo serão utilizados para o desenvolvimento da dissertação de mestrado do autor, intitulada “Desenvolvimento da fé e educação cristã na infância para a formação cidadã da criança”, além de ser debatido junto ao grupo de pesquisa “Interculturalidade na América Latina”, coordenado pelo Dr. Roberto Ervino Zwetsch.
Palavras-chave
adolescente; marginalizado; modernidade líquida; sociedade
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PDF (Português)DOI: http://dx.doi.org/10.22351/nepp.v33i0.1666
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